Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Despedida

Fim: Volkswagen encerra produção mundial do Fusca

Redação - Bonde
31 jul 2003 às 13:29

Compartilhar notícia

O último Fusca produzido no mundo - na cor Azul Aquarius - foi saudado com flores e música típica do México pelos trabalhadores da fábrica de Puebla - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na última quarta-feira (30), exatamente às 9h05 no horário local (12h05 em Brasília), a linha de montagem da Volkswagen em Puebla, no México, encerrou a produção do último exemplar da série exclusiva "Última Edición", que marca a despedida do Fusca.

Trata-se da unidade nº 21.529.464 de um dos maiores mitos da indústria automobilística mundial em todos os tempos, manufaturado em mais de 20 países durante quase 70 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Volkswagen vai importar apenas 15 unidades da série exclusiva (composta por 3 mil unidades) para atender fãs e colecionadores. O carro será comercializado pelo sistema de venda direta pela Internet. Cada unidade vai custar U$ 13,5 mil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025

Imagem de destaque
País que mais mata jornalistas

Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes


A série exclusiva apresenta o Fusca em suas características mais marcantes, como o design clássico, frisos cromados e o motor 1.6 de 4 cilindros.
O último Fusca produzido no mundo - na cor Azul Aquarius - foi saudado com
flores e música típica do México pelos trabalhadores da fábrica de Puebla. O carro será encaminhado para o museu da Volkswagen na Alemanha.

Publicidade


O Fusca foi desenvolvido a pedido do ditador alemão Adolf Hitler. Em 1924, enquanto estava na prisão, Hitler teve a idéia de um carro que fosse barato o suficiente para ser consumido pelas famílias alemãs e incentivasse a construção de estradas por todo o país.


Os trabalhos no desenvolvimento do carro só começaram em 1934, quando o nazista já estava no poder. A produção do Fusca só começou mesmo em 1938 e os primeiros tiveram uso militar.

Publicidade


Após a Segunda Guerra, o Fusca começou a ser produzido e exportado pela Volkswagen. Por causa da durabilidade e preço baixo, o carro se popularizou e simboliza a recuperação da economia alemã após a guerra.


Desde 1996 só existe uma única linha de montagem do Fusca, na qual trabalham 300 funcionários. A unidade fica na cidade de Puebla, no México. O fusca é vendido somente naquele país desde 1998. Os taxistas mexicanos eram os maiores compradores, mas uma lei que exige que os táxis tenham quatro portas deve acabar com a comercialização.

No Brasil, foram fabricados 3,1 milhões de Fusca. A paixão despertada pelo modelo é tanta que em 1993, quando Itamar Franco assumiu a presidência, pediu que o modelo voltasse a ser fabricado. A produção do Fusca no Brasil cessou em 1996.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo