Na última quarta-feira (30), exatamente às 9h05 no horário local (12h05 em Brasília), a linha de montagem da Volkswagen em Puebla, no México, encerrou a produção do último exemplar da série exclusiva "Última Edición", que marca a despedida do Fusca.
Trata-se da unidade nº 21.529.464 de um dos maiores mitos da indústria automobilística mundial em todos os tempos, manufaturado em mais de 20 países durante quase 70 anos.
A Volkswagen vai importar apenas 15 unidades da série exclusiva (composta por 3 mil unidades) para atender fãs e colecionadores. O carro será comercializado pelo sistema de venda direta pela Internet. Cada unidade vai custar U$ 13,5 mil.
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A série exclusiva apresenta o Fusca em suas características mais marcantes, como o design clássico, frisos cromados e o motor 1.6 de 4 cilindros.
O último Fusca produzido no mundo - na cor Azul Aquarius - foi saudado com
flores e música típica do México pelos trabalhadores da fábrica de Puebla. O carro será encaminhado para o museu da Volkswagen na Alemanha.
O Fusca foi desenvolvido a pedido do ditador alemão Adolf Hitler. Em 1924, enquanto estava na prisão, Hitler teve a idéia de um carro que fosse barato o suficiente para ser consumido pelas famílias alemãs e incentivasse a construção de estradas por todo o país.
Os trabalhos no desenvolvimento do carro só começaram em 1934, quando o nazista já estava no poder. A produção do Fusca só começou mesmo em 1938 e os primeiros tiveram uso militar.
Após a Segunda Guerra, o Fusca começou a ser produzido e exportado pela Volkswagen. Por causa da durabilidade e preço baixo, o carro se popularizou e simboliza a recuperação da economia alemã após a guerra.
Desde 1996 só existe uma única linha de montagem do Fusca, na qual trabalham 300 funcionários. A unidade fica na cidade de Puebla, no México. O fusca é vendido somente naquele país desde 1998. Os taxistas mexicanos eram os maiores compradores, mas uma lei que exige que os táxis tenham quatro portas deve acabar com a comercialização.
No Brasil, foram fabricados 3,1 milhões de Fusca. A paixão despertada pelo modelo é tanta que em 1993, quando Itamar Franco assumiu a presidência, pediu que o modelo voltasse a ser fabricado. A produção do Fusca no Brasil cessou em 1996.