A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começou a produzir um xarope com sabor de laranja para combater e prevenir a anemia. O objetivo é melhorar a aceitação do medicamento pelas crianças. Especialistas estimam que entre 50% e 70% das crianças brasileiras com até dois anos têm anemia. Na região nordeste esse número chega a 80%.
De acordo com a pesquisadora da Fiocruz, Grace Mafra, o xarope deve ser administrado até a criança completar 18 meses, que é a fase mais importante do desenvolvimento dela. Após esse período, o médico e a nutricionista do posto de saúde vão orientar a mãe sobre como melhorar a alimentação da criança.
De acordo com Grace, um teste de eficácia realizado em postos de saúde e creches do Rio de Janeiro deu um resultado positivo.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Segundo ela, o xarope será utilizado numa campanha nacional de combate à anemia, que será realizada ainda neste ano pelo Ministério da Saúde.
O xarope será distribuído apenas nos postos de saúde e hospitais públicos e o custo do frasco com 100 ml é de R$ 2. De acordo com a pesquisadora, esse custo é inferior ao dos medicamentos disponíveis no mercado.
Informações da ABr