Em fita supostamente gravada por Saddam Hussein, uma voz pede aos iraquianos que dêem apoio à resistência armada contra a ocupação norte-americana no Iraque.
A fita foi divulgada pela rede de TV Al Jazeera nesta sexta-feira, dia em que se comemora a independência dos Estados Unidos.
Não há confirmação se a voz é mesmo do ex-ditador iraquiano, desaparecido desde que as forças inglesas e norte-americanas tomaram a capital Bagdá, em abril.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
"Estou no Iraque e com um amigo. Digo-lhes que sinto saudades de vocês, meu povo adorado, mesmo que esteja em meio a vocês e a suas fileiras", disse a voz, que teria sido gravada por Saddam em 14 de junho.
Forças armadas dos Estados Unidos e da Inglaterra ocuparam o Iraque com o pretexto de destruir supostas armas de destruição em massa que estariam naquele país.
As armas não foram encontradas até agora, e a resistência iraquiana se intensificou nas últimas semanas, quando 20 soldados norte-americanos foram mortos por combatentes do Iraque. O último deles morreu na tarde de quinta-feira, no momento em que fazia guarda diante de um museu de Bagdá.