Saiu nesta segunda-feira do Rio de Janeiro, de acordo com o Ministério da Justiça, a primeira equipe que vai compor a tropa da Força Nacional de Segurança Pública que atuará no entorno do Distrito Federal.
O ministério ainda não confirmou a chegada do pedido de envio das tropas feita pelo estado de Goiás, mas informou que nesta terça-feira a segunda equipe da Força já se desloca do Rio para a região Centro-Oeste.
Esses dois primeiros grupos são chamados de "equipe precursora". Formada por homens da Inteligência, é responsável em fazer um primeiro mapeamento da região e identificar os problemas.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Ainda não estão definidos quantos homens serão enviados ao entorno e quais municípios vão ter a segurança reforçada. Nesta semana, ainda sem data definida, as forças de segurança do Distrito Federal e Goiás se reúnem com o Comandante da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Luiz Antonio Ferreira. No encontro, estas e outras questões sobre a atuação da Força Nacional no entorno devem ser definidas.
O estado de Goiás anunciou o pedido na última sexta-feira, após resolver impasse financeiro com o governo do Distrito Federal. O governo distrital se comprometeu a pagar todos os custos da contrapartida para formalizar o pedido de ajuda da Força. O estado goiano afirmava que não tinha recursos para arcar com as despesas de infra-estrutura da tropa - como, alimentação, hospedagem e transporte -, que é a contrapartida necessária dos estados para receber a ajuda federal.
Abr