Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
'Execução em Saigon'

Foto que mudou opinião sobre Guerra do Vietnã faz 50 anos

Agência Ansa
30 jan 2018 às 13:23

Compartilhar notícia

- Eddie Adams/ Associated Press
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A foto conhecida como "Execução em Saigon", tirada pelo fotojornalista Eddie Adams durante a Guerra do Vietnã, completará 50 anos na quinta-feira (1º).

A imagem foi registrada durante a "Ofensiva do Tet" - desdobramento da Guerra do Vietnã em que vietcongues (membros da Frente Nacional para a Libertação do Vietnã), numa tentativa de unificar o país, estavam em confronto com vietnamitas do sul e com as forças norte-americanas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O fotojornalista da Associated Press Eddie Adams cobria o conflito, quando encontrou o general Nguyen Ngoc Loan, chefe da polícia nacional vietnamita, considerado um "herói" em Saigon.

Leia mais:

Imagem de destaque
Los Angeles

Músicas inéditas de Michael Jackson são encontradas em depósito nos EUA

Imagem de destaque
durante uma festa do rapper

Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência


Ele algemava um homem, Nguyen Van Lém, líder da Frente Nacional para a Libertação do Vietnã - possível associação responsável pelos assassinatos de diversas pessoas.

Publicidade


O fotógrafo conta que, enquanto focava a câmera na cena, o policial se aproximou do civil apontando uma arma. Adams conseguiu registrar o momento do disparo.


Posteriormente, ele afirmou que acreditava se tratar apenas de uma ameaça e não previa que o general fosse executar Lém na sua frente.

Publicidade


Quando a fotografia chegou ao escritório da Associated Press, em Nova York, houve uma reunião para decidir se a imagem seria publicada ou não, lembra o diretor de fotografia da AP na época, Hal Buell. No fim, "A Execução de Saigon" repercutiu e levou Adams a ganhar o Prêmio Pulitzer.


A imagem, entretanto, causou controvérsias. Em 1975, a Guerra do Vietnã teve fim. O general responsável pela execução do civil desembarcou nos Estados Unidos naquele ano, e o fotojornalista foi requisitado a testemunhar contra ele.


Em uma reportagem para o veículo "Times", Adams disse: "Ganhei o Prêmio Pulitzer em 1969 por uma fotografia de um homem atirando em outro. Duas pessoas morreram naquela imagem: quem recebeu a bala e o general Nguyen Ngoc Loan."

"O general matou o vietcongue; e eu matei o general com a minha câmera. As fotografias são as armas mais poderosas do mundo. As pessoas acreditam nelas, mas as fotografias mentem, mesmo sem manipulação. Só existem meias-verdades", completou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo