Insatisfeitos com a demora de uma solução que resolva a crise financeira da Varig, funcionários da empresa anunciaram nesta quinta-feira, oficialmente, a criação da NV (Nova Varig) Participações Ltda, que tem por objetivo reestruturar a maior companhia aérea da América do Sul.
Vestindo camisetas brancas com a inscrição "Por uma Nova Varig", um grupo de funcionários distribuiu panfletos a passageiros no aeroporto Santos Dumont, explicando as intenções dos trabalhadores com a nova empresa, que nasce no Dia do Aviador, pleiteando junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um empréstimo de US$ 300 milhões.
De acordo com a carta-consulta enviada ao BNDES pelos Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), o dinheiro será usado para recapitalizar e implantar um sistema de governança compartilhada com a participação dos funcionários.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
Segundo o vice-presidente da Associação de Pilotos da Varig, Márcio Marssillac, os empregados da empresa são hoje os seus maiores credores, pois a dívida da companhia com eles é de quase R$ 900 milhões.
"A NV Participações nasce a partir dos esforços dos trabalhadores, mas seus gestores serão profissionais competentes, selecionados no mercado. O modelo proposto será garantido por um quadro societário múltiplo que provoque uma gestão compartilhada e equilibrada entre os acionistas", acrescentou Marsillac.
Fonte: Agência Brasil