Jimmy Wales, fundador da Wikipedia - a enciclopedia online que é feita de forma coletiva pelos internautas - começou a trabalhar na construção de uma ferramenta de busca para a Internet. De acordo com o jornal britânico The Times, Wales espera melhorar o sistema utilizado pelo Google. As informações são do Terra.
Wales deposita sua confiança no elemento humano, a participação das pessoas, para selecionar de forma mais eficiente e confiável as páginas incluídas nas listas de resultados do seu buscador que, por enquanto, leva o nome de Wikiasari. O fundador da Wikipedia espera lançar uma versão comercial da sua ferramenta no primeiro trimestre de 2007.
Para ele, o enorme crescimento do Google e do número de sites que ele indexa têm feito com que o buscador mais popular da Web já não seja tão efetivo como em seus primeiros anos. Assim, considera que o buscador Google está cada vez mais vulnerável ao spam e que, muitas vezes, inclui entre os primeiros resultados de busca páginas que não têm utilidade alguma.
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Wales, que lançará este novo projeto através da empresa Wikia Inc., acredita que é possível recorrer a outros sistemas, frente ao algoritmo do Google e de outros buscadores, para tornar as buscas mais eficientes e efetivas. A chave, destaca, é introduzir o elemento humano na qualificação das páginas. Ele espera que a reputação da Wikipedia ajude seu novo projeto a crescer e atraia anunciantes, tornando o buscador rentável.