O furacão Isabel chegou à costa dos Estados Unidos trazendo fortes chuvas e ventos de até 160 km/h. Apesar de ter perdido parte de sua força ainda no Atlântico – quando baixou da categoria cinco (a mais forte) para dois (de menor intensidade) – Isabel inspira cuidados.
Três estados no sul da costa leste estão em estado de alerta máximo: Maryland, Virginia e Carolina do Norte. A Carolina do Norte, aliás, será a primeira a sentir o olho do furacão, que deve bater na parte nordeste do estado ainda esta noite, segundo estimativas do Centro Nacional de Furacões de Miami.
Milhares de famílias já deixaram suas casas e foram abrigadas em cidades do interior. No Tennessee, estado um pouco mais afastado do Atlântico, cerca de 700 voluntários da Cruz Vermelha estão destacados para o socorro nos estados mais atingidos, caso seja necessário.
Leia mais:
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Em Washington, que também pode ser atingida pelo furacão nas próximas horas, todos os órgãos do governo permanecem fechados durante o dia. O presidente do país, George Bush, foi deslocado para a residência de campo, em Camp David, no estado de Maryland.
Do estado de Nova Jersey até a Carolina do Sul, podem ocorrer alagamentos, já que o furacão Isabel encontrará maré já alta no Atlântico. Uma das maiores empresas aéreas do país, a US Airway e US Airways Express, cancelou 400 vôos na região.