Um rígido esquema de segurança está sendo montado na Escócia para abrigar a reunião da cúpula dos líderes do G8 (sete países mais industrializados e a Rússia). Os chefes de Estado e Governo do Grupo dos Oito (G8 se reunirão de 6 a 8 de julho na localidade campestre de Gleneagles (Escócia).
Dentre os dispositivos de segurança estão o isolamento do hotel cinco estrelas onde as autoridades se hospedarão por uma barreira de aço de oito quilômetros de comprimento para impedir um ataque terrorista ou a aproximação de manifestantes. Além disso, cerca de 10,6 mil vigiarão a cúpula.
Um avião espião controlará qualquer movimento suspeito no céu e enviará a um centro de controle imagens aéreas, apoiado por dois helicópteros da polícia.
Leia mais:
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
Além disso, quatro postos de controle policial instalados em estradas rurais próximas do hotel e em seus campos de golfe impedirão o acesso ao local de todo aquele que não tiver um credenciamento oficial.
A cúpula do Grupo dos Oito é realizada sob a Presidência anual do Reino Unido, que elegeu como prioridades de seu mandato a luta contra a pobreza e a mudança climática.
Fonte: Agência EFE