O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, afirmou que "nenhuma autoridade pode mentir à população. A situação está fora de controle desde setembro do ano passado". Juntamente com a declaração, o secretário anunciou medidas para reduzir os índices de criminalidade no Estado.
De acordo com o IG, Garotinho justificou sua afirmação alegando que nenhum Estado brasileiro está preparado para esse "novo tipo de atitude criminosa" que surgiu no Rio de Janeiro. O ex-governador acredita que se trata de uma situação diferenciada, em que os criminosos agem sem objetivos claros.
Entre as medidas anunciadas está a criação de um serviço de inteligência único no Estado. De acordo com o secretário, o governo estadual já está adquirindo equipamentos, entre os quais um interceptor telefônico com a capacidade de controlar até 800 ligações simultâneas.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Outra mudança ocorrerá nas delegacias especializadas, que serão centralizadas em um único local e sob a mesma coordenação. Além disso, o secretário prometeu que as delegacias serão reequipadas.
Para as mudanças, Garotinho pretende empregar até R$ 240 milhões em recursos dos governos Federal, Estadual e Municipal. Um encontro entre a governadora do Rio, Rosinha Matheus, o secretário de Segurança e o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, deve ocorrer nesta quinta-feira.