Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Internet

Golpes virtuais aumentaram 18% em dois meses

Heloísa Prado - Bonde
11 set 2006 às 18:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

De acordo com informações do Anti-Phishing Working Group, de Londres, o número de sites de phishing - páginas fraudulentas que buscam conduzir o internauta a fornecer dados bancários online - atingiu 14.191 em julho, revelando um crescimento de 18% em relação a maio desde ano, informou o Anti-Phishing Working Group (APWG), nesta segunda-feira (11).

Os sites falsos ainda registraram a falsificação de um número recorde de 154 marcas para ludibriar os internautas - número 20% maior em relação a junho e 12% superior ao volume registrado em maio, diz o APWG.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os dados mais recentes mostram que os criminosos online estão diversificando seu trabalho para mirar instituições financeiras de pequeno porte, provedores de acesso à internet e até agências de serviços públicos. Entretanto, o setor financeiro ainda é o principal alvo dos sites de phishing, sendo tema de mais de nove entre dez sites falsos.

Leia mais:

Imagem de destaque
durante uma festa do rapper

Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster


A sofisticação técnica dos ataques de phishing também tem aumentado. Segundo a APWG, 1.850 sites deste tipo tentaram provocar o download de vírus do tipo cavalo-de-tróia usados pata coletar informações pessoais dos internautas e ainda baixar outros programas maliciosos nas máquinas infectadas.

Publicidade


O relatório destaca que a empresa de segurança Websense detectou kits de ferramentas para criação de sites de phishing vendidos em web sites russos por valores que variavam de 20 a 300 dólares.


Na avaliação regional, os Estados Unidos ainda hospedam quase 30% de todos os sites de phishing, seguidos pela Coréia do Sil (13%) e pela China (12%), detalha a APWG.

Fonte: IDG Now/Uol


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo