O Google anunciou, nesta quarta-feira (25), uma série de medidas para aumentar a segurança do site de relacionamento social Orkut. A principal delas, ainda sem data informada, será a abertura de um canal direto com as autoridades brasileiras para o envio de denúncias.
Em agosto, o Ministério Público Federal moveu uma ação contra o Google porque a empresa não teria entregado os dados de usuários que estariam cometendo crimes no Orkut. A filial brasileira alegou que o serviço estava hospedado em servidores nos Estados Unidos e seria de responsabilidade da matriz norte-americana.
De acordo com o Terra, além do canal de comunicação com as autoridades brasileiras, o Google promete de ampliar a equipe de revisores, a maioria com português fluente. A empresa fará uma campanha de conscientização, chamada "Mantenha o Orkut bonito". Para conter a propagação de arquivos nocivos, haverá um sistema de bloqueio de links. E as comunidades já podem ser moderadas por até 10 usuários.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Com as medidas, o Google pretende evitar uma multa diária de R$ 50 mil, além de uma indenização de R$ 130 milhões, exigidas pela ação. Luiz Barroso, engenheiro do Google, declarou que a falta de atendimento à Justiça brasileira foi apenas um "mal entendido".