O governo federal deve voltar atrás na intenção de instalar o primeiro presídio federal no Piauí por causa da repercussão negativa do caso no Estado. Na terça-feira, a assessoria do Ministério da Justiça informou que ''dificilmente'' a federalização da Penitenciária Irmão Guido (a 15 km de Teresina) será feita agora, por causa dos problemas causados pela ''divulgação prematura'' do assunto.
Segundo a assessoria, o que prejudicou a negociação foi o anúncio de que o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, seria levado para lá depois que a reforma da penitenciária ficasse pronta.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Entidades como a OAB, o Ministério Público Federal e a Câmara Municipal de Teresina se manifestaram contra a federalização e a transferência. Depois disso, o governador Wellington Dias (PT) descartou a hipótese de receber o traficante. Além disso, a federalização da penitenciária esbarra em problemas técnicos e legais.
» Leia mais na edição da Folha de Londrina desta quarta-feira.