Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Educação

Governo estuda como coibir aumentos das mensalidades

Bonde, com informações da Agência Brasil
13 nov 2003 às 16:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Educação vai estudar a possibilidade de editar uma Medida Provisória para evitar aumentos abusivos nas mensalidades das universidades particulares. A informação é do secretário de Ensino Superior, Carlos Antunes.

Segundo ele, para antecipar a medida será publicada uma portaria obrigando as faculdades a apresentar planilhas de custos que justifiquem os aumentos. "Esse quadro (das mensalidades) é complicado e está atrelado ao crescimento do ensino superior. Quando o estado libera a concessão para uma universidade, ela assume uma responsabilidade social. Vamos trabalhar por uma medida provisória", cobrou o secretário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Antunes adiantou que a MP definiria um prazo para que as planilhas fossem apresentadas ao ministério e a faculdade que não apresentasse poderia ser punida com multa e até mesmo o fechamento da instituição.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025


Além das mensalidades, os estudantes também reclamam da falta de espaço físico e de liberdade de ação dentro das universidades. A coordenação da UNE denunciou que em algumas faculdades não é permitida a entrada de membros da organização estudantil para visita em sala de aula.

Para tentar resolver o problema, o secretário prometeu incluir na portaria, a ser assinada até semana que vem, garantias de espaço físico para formação de Diretórios Acadêmicos e livre acesso nos campus. "Precisamos implantar a democratização no ensino brasileiro", disse ele.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo