O Judiciário da Inglaterra e do País de Gales vai ficar mais enxuto. O ministro da Justiça britânica, Jonathan Djanogly, anunciou que 142 cortes inglesas serão fechadas.
O fechamento das cortes já era previsto. Em junho, o Ministério da Justiça anunciou a intenção de fechar 157 tribunais e abriu consulta pública para ouvir a opinião da população. De posse das respostas, o governo decidiu poupar 15.
A Inglaterra e o País de Gales têm atualmente 530 cortes na primeira instância da Justiça. Dessas, 330 são Magistrate’s Courts, espécie de Juizado Especial; 219 são County Courts, o equivalente britânico às varas de primeira instância; e 91, Crown CourtCentres, que cuidam dos processos criminais e são onde acontecem os júris. Serão fechadas 93 Magistrates’ Courts e 49 County Courts.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
A redução de prédios da Justiça faz parte da faxina pela qual passa o Judiciário britânico. O objetivo é tornar o Judiciário inglês mais efetivo e econômico, principalmente, para ajudar o país a superar a crise econômica.
Com o fechamento das cortes, o governo estima poupar 41,5 milhões de libras esterlinas e, com a venda de ativos, arrecadar outros 38,5 milhões. As informações são do Consultor Jurídico.