O governo federal quer zerar o número de municípios que não têm bibliotecas públicas. Segundo um dos coordenadores executivos do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Jéferson Assumção, atualmente existem 613 municípios sem biblioteca no país. "É preciso uma renovação bastante grande dos acervos e também transformar as bibliotecas em centros culturais".
Para ele, é necessário não apenas disponibilizar o livro mas também incentivar a prática cultural da leitura no Brasil. "É fundamental que o brasileiro leia mais e não só do ponto de vista funcional, educacional, pragmático, mas que leia do ponto de vista cultural, que desenvolva o hábito da leitura". Nesse sentido, ele cita o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) como um importante instrumento para promover a prática da leitura no país.
Segundo Assumção, existem atualmente cerca de 3 mil ações no Brasil com o objetivo de desenvolver a leitura, muitas delas financiadas pela Lei Rouanet. Ele cita a realização de feiras, de jornadas de literatura, bienais e também a criação de bibliotecas em cidades do interior. Em 2006, foram captados R$ 90 milhões por meio da Lei Rounaet, que prevê isenção fiscal para empresas que investirem em cultura.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Apesar da desoneração fiscal promovida pelo governo federal em 2004, Assumção afirma que o livro ainda é muito caro no Brasil. Segundo ele, a ação governamental diminuiu o custo de fabricação do livro em 7%, mas isso ainda não foi repassado ao preço dos livros.
Ele lembra que há poucas livrarias no país - cerca de 2,3 mil concentradas em 600 municípios – e que o maior acesso à leitura também pode contribuir para baixar o preço dos livros. "Quanto mais se ampliar o acesso, maior será a procura, e essa procura faz com que as tiragens cresçam", afirma.
Não existem dados atualizados sobre o interesse dos brasileiros pelos livros. A última pesquisa, de 2001, aponta que cada pessoa lia por ano uma média de 1,8 livro no país, segundo o Ministério da Educação. Assumção lembra que a meta do PNLL é aumentar em 50% esse índice.
Segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) de 2005, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as bibliotecas públicas são os equipamentos mais presentes nos municípios brasileiros. São 6.545 bibliotecas localizadas em 4.726 municípios (85% do total), com uma relação de 1,2 biblioteca por município.
ABr