O governo da Grã-Bretanha anunciou mudanças nas regras para o Highly Skilled Migrant Programme – o Programa para Imigrantes Altamente Qualificados, ou HSPM, na sigla em inglês – que afetam brasileiros interessados em trabalhar no país. As informações são da BBC Brasil.
Desde 2002, a iniciativa vem distribuindo vistos de trabalho para estrangeiros com alta qualificação profissional. No entanto, desde novembro, depois de uma suspensão do programa por quase um mês, as regras foram mudadas.
Para "garantir maior transparência e objetividade" no processo, baseado em um sistema de pontuação, o ministério do Interior britânico elevou o número mínimo de pontos para a aprovação de 65 para 75, ao mesmo tempo em que eliminou critérios, criou outros e detalhou melhor várias exigências.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
O Ministério do Interior britânico afirmou que "a mudança não tem como objetivo facilitar ou dificultar a obtenção de pontos, e sim introduzir atributos que são melhores indicadores de sucesso no mercado de trabalho."
O número de brasileiros aprovados no programa foi de 95 em 2006 - de um total de 131 candidatos. Em 2002, apenas 13 pessoas se candidataram, e seis foram aprovados.
Os países com mais candidaturas ao programa são a Índia (8,3 mil aprovados para mais de 16 mil candidatos em 2006) e o Paquistão (1,8 mil aprovados para 4,8 mil candidatos em 2006).