A ONG de conservação animal WWF transportou 19 rinocerontes-negros, ameaçados de extinção, para um novo habitat na África do Sul.
Os animais tiveram que ser transportados por 1,5 mil quilômetros da Província do Cabo Oriental até a Província de Limpopo, no nordeste do país. Cada rinoceronte foi sedado e levado por um helicóptero, pendurado pelos tornozelos, até um veículo que o aguardava para o resto do trajeto.
A nova técnica de transporte é mais eficiente para locais de difícil acesso.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
"Antes, os rinocerontes eram levados por um caminhão em trilhas muito difíceis ou suspendidos no ar com uma rede. Mas o novo procedimento é mais gentil com o animal porque ele fica menos tempo sob o efeito de drogas sedativas, sua respiração não é tão prejudicada e ele não precisa viajar por locais complicados", disse o veterinário Jacques Flamand, líder do projeto.
Segundo os especialistas, o transporte com helicóptero leva menos de dez minutos.
A operação faz parte de um projeto da ONG para aumentar o número e a área de abrangência dos rinocerontes-negros no país, que são vítimas constantes de caçadores ilegais . Sete novas populações desses animais foram criadas em oito anos.