Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Baixa resistência

Herpes é provocado pelo vírus da catapora

Redação Bonde
16 jun 2006 às 16:02
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Herpes são lesões localizadas, provocadas pelo vírus da catapora (herpes vírus), que fica incubado em um músculo do corpo e se manifesta quando há uma queda na resistência imunológica da pessoa. Existem dois tipos de herpes: o simples, mais comum, que não tem cura e aparece de vez em quando; e o herpes zoster, que só ataca uma vez e imuniza a pessoa.

Independente do tipo, ambos causam dor intensa, mas o herpes zoster provoca uma dor desesperadora porque destrói o nervo onde está alojado. Essa dor persiste por meses e até anos porque o nervo demora muito para se regenerar. Já o herpes simples é contagioso e geralmente aparece no contorno dos lábios, ao lado da boca, nos órgãos genitais, nádegas e até dentro dos olhos (casos mais raros), podendo levar à cegueira.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Formas de contágio

Leia mais:

Imagem de destaque
Jogo virou?

Relembre frases de J.D. Vance, hoje vice de Trump, contra o ex-presidente

Imagem de destaque

Saiba como fazer retificação no registro civil de cidadania italiana

Imagem de destaque
Mineira e economista

Quem é a brasileira que recebeu título da realeza britânica?

Imagem de destaque
Atenção

Opas faz alerta sobre possível transmissão do vírus oropouche da mãe para o bebê


Beijo - Uma forma de contágio fácil, mesmo que a pessoa não tenha nenhuma ferida aparente, pode ser portadora do vírus, o que é suficiente para infectar o outro, mas não significa que a doença irá se manifestar.

Publicidade


Copo - Beber água no mesmo copo de uma pessoa portadora do vírus também facilita o contágio. A pessoa também pode se contaminar apenas estando em um ambiente onde há alguém com o vírus.


Sol - A radiação dos raios ultra-violeta (UVA e UVB) agem bloqueando a ação das células de defesa do organismo e reduzindo a proteção imunológica. Estresse, fadiga, cigarro, bebida alcólica em excesso e menstruação também baixam a resistência imunológica.


Tratamento

Quando mais cedo se iniciar tratamento, menor a destruição do nervo e menos dor. O tratamento é feito à base de antivirais, antinflamatórios e analgésicos. É possível prevenir a doença fortalecendo o sistema imunológico, evitando tomar muito sol e mantendo um estilo de vida saudável (menos estresse, bebida alcoólica, cigarro).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade