Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em março

Hillary vem ao Brasil preparar visita de Obama

Agência Estado
12 jan 2010 às 20:40

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, virá a Brasília em março para preparar a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao País ainda neste semestre. Programada para o segundo semestre de 2009, essa agenda foi atrasada pela ausência de um embaixador dos EUA em Brasília desde o final de agosto.

A chegada a Brasília do novo embaixador americano, Thomas Shannon, tende a destravar essas visitas. No último dia 8, Shannon apresentou as cópias de suas credenciais ao Itamaraty e conversou com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Em 4 de fevereiro, o embaixador entregará suas credenciais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva - rito que oficializa sua condição de representante dos EUA diante do governo brasileiro - e receberá, no dia seguinte, o subsecretário de Estado, Nicholas Burns, que preparará a vinda de Hillary.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Os encontros entre Hillary e Amorim e, depois, entre Obama e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva serão consumidos pelo esforço de aproximar as posições entre os dois países nos âmbitos bilateral, regional e global. Ambos os governos pretendem dar vazão a um acordo sobre economia e comércio para expandir a atual margem de cooperação e de facilitação de trocas de bens e serviços e de investimentos, mas que não alcançará a abertura comercial.

Leia mais:

Imagem de destaque
durante uma festa do rapper

Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster

Amorim deixou claro a Shannon que espera de Washington a preservação de um canal de comunicação mais fluído. Em especial, sobre temas sensíveis para a região, como a presença de soldados americanos em sete bases militares da Colômbia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo