Baixos níveis de glicose no sangue podem levar à perda da visão. A conclusão é de um estudo feito por pesquisadores do Departamento de Oftalmologia da Universidade do Estado de Nova York (Suny) e do Departamento de Bioquímica da Faculdade de Medicina Albert Einstein, nos Estados Unidos.
Os resultados da pesquisa estão em artigo que será publicado esta semana no site e em seguida na versão impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas).
A retina, um dos tecidos mais ativos metabolicamente, precisa de um suprimento freqüente de açúcar para funcionar corretamente. Sabe-se que à noite, quando as taxas de glicose no sangue caem naturalmente, a capacidade visual é menor, mas não se conhece os efeitos de longo prazo da hipoglicemia na visão.
Leia mais:
Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil
Rupert Grint, de Harry Potter, deve pagar R$ 14 milhões em batalha judicial
Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país
Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
Na nova pesquisa, para tentar avaliar esses efeitos, o grupo liderado por Robert Barlow, da Suny, estudou camundongos modificados geneticamente com uma mutação no gene receptor do glucagon, polipeptídeo responsável por codificar a proteína que ajuda a regular a produção de glicose.
Os pesquisadores descobriram que a hipoglicemia crônica nos camundongos levou à diminuição do funcionamento e à morte de células da retina, além da perda na acuidade visual aos 10 meses de idade. Camundongos com níveis normais de glicose mantiveram a acuidade até os 16 meses.
O restabelecimento de níveis normais de glicose no sangue por meio de dieta contribuiu para adiar o problema nos camundongos modificados geneticamente. Segundo os autores do estudo, como tratamentos de diabetes podem causar episódios recorrentes de hipoglicemia, os resultados ressaltam a importância do controle dos níveis de açúcar no sangue para evitar problemas de visão.
O artigo Hypoglycemia leads to age-related loss of vision, de Robert Barlow e outros, pode ser lido por assinantes da Pnas em www.pnas.org. As informações são da Agência FAPESP.