Todos os hospitais públicos, privados e filantrópicos do país com mais de 80 leitos deverão formar uma Comissão Intra-Hopitlalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante.
Isso é o que determina portaria assinada nesta sexta-feira (23) em São Paulo pelo ministro da Saúde, Saraiva Felipe, no lançamento da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. A campanha começa hoje e vai até o dia 30.
Além desse ato, o ministro anunciou a criação do prêmio anual Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil, a ser entregue sempre em 27 de setembro, o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Segundo o ministro, a campanha visa a intensificar o trabalho de conscientização dos profissionais de saúde e a dar continuidade ao apelo para que a população participe. O objetivo é aumentar as notificações de morte encefálica. A morte encefálica é considerada irreversível pelos especialistas. Quando o paciente chega a esse estágio, torna-se um doador em potencial.
Com essas iniciativas, o ministro disse que espera reduzir a fila de pacientes que aguardam transplantes, atualmente estimada em 63 mil pessoas.
Informações da Abr