O senador democrata Barack Obama e o ex-governador republicano Mike Huckabee foram os vencedores da prévia de Iowa - a primeira data do calendário da eleição presidencial americana, que culmina com as eleições presidenciais de novembro.
Obama é o primeiro negro a vencer uma prévia eleitoral e poderá se tornar o primeiro afro-americano a chegar à Casa Branca, caso continue sua trajetória de sucesso nas próximas etapas.
Sua vitória foi impulsionada pelo forte comparecimento de jovens democratas às mais de 1.700 sedes da prévia em Iowa - locais como igrejas, escolas e edifícios públicos.
Leia mais:
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Nas prévias, os eleitores americanos escolhem entre os pré-candidatos à Presidência de cada partido para determinar quem estará na disputa no pleito de novembro.
Ressonância
O discurso de Obama encontrou forte ressonância junto ao eleitorado mais novo e os eleitores ditos independentes, ou seja, que não são ligados nem ao Partido Republicano nem ao Democrata.
Ao longo de sua campanha, o candidato enfatizou a necessidade de os Estados Unidos retomarem a esperança e defendeu uma nova maneira de se fazer política no país, centrada mais em destacar feitos positivos do que em explorar falhas dos adversários.
Obama também foi capaz de cooptar muitos jovens ao lembrar que ele foi o único entre os principais pretendentes democratas a ter votado contra a guerra do Iraque e ao frisar que pretende pôr fim ao conflito se chegar à Casa Branca.
A vitória de Obama representa um revés para a senadora Hillary Clinton. A ex-primeira dama chegou a liderar a disputa em Iowa, mas foi gradualmente perdendo espaço para Obama e acabou chegando em terceiro lugar na prévia, ficando atrás do ex-senador John Edwards.
A campanha de Hillary procurou enfatizar a suposta inexperiência de Obama, especialmente no que diz respeito a temas de política internacional. Mas mesmo tendo se apresentado como a candidata mais apta a conduzir seu país em um momento particularmente delicado para os Estados Unidos no cenário internacional, os eleitores pareceram preferir o discurso otimista do senador pelo Estado de Illinois.
''Diziam que este dia nunca chegaria, que nossos objetivos eram muito altos e que este país estava muito dividido. Vocês fizeram o que os céticos diziam que nós não poderíamos fazer. Vocês fizeram o que os Estados Unidos poderão fazer em 2008'', disse Obama, durante discurso realizado na noite de quinta-feira.
As informações são da BBC Brasil.