O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, começa a divulgar a partir da próxima sexta-feira (22) os boletins de balneabilidade, que informam semanalmente a qualidade da água nas praias do Paraná. O anúncio foi feito pelo secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, nesta quarta-feira (20) durante o lançamento da Operação Viva o Verão 2006/2007.
"Continuaremos trabalhando no monitoramento e divulgação da qualidade da água em 51 pontos da orla paranaense até o final de fevereiro", adiantou o secretário. A análise e divulgação da qualidade da água nas praias do Paraná são algumas das atribuições da Secretaria do Meio Ambiente durante a Operação Viva o Verão.
Segundo Rasca, a secretaria e suas autarquias (IAP e Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental/Suderhsa), também irão realizar atividades para estimular a preservação ambiental e a coleta seletiva de lixo, intensificar as ações de fiscalização e promover apresentações culturais.
Leia mais:
Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil
Rupert Grint, de Harry Potter, deve pagar R$ 14 milhões em batalha judicial
Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país
Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
"Serão mais de 1,3 mil agentes ambientais que estarão trabalhando na conscientização dos veranistas e moradores para garantir qualidade de vida e preservação ambiental", disse o secretário. Somente para orientar os veranistas quanto aos riscos de se banhar em águas impróprias para banho serão mais de 100 alunos da Universidade Federal do Litoral, que receberam treinamento do IAP para informar sobre os perigos de ingestão da água contaminada e as possíveis doenças que isso pode gerar.
Lixo - Durante a temporada a coleta de lixo comum será feita por cerca de 400 profissionais, amparados por 40 caminhões distribuídos nos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. A responsabilidade por este serviço é da Suderhsa, que também coordena a varrição de ruas, roçada, limpeza de praias e destinação adequada dos resíduos e detritos.
Será disponibilizado ainda um caminhão para o recolhimento do lixo reciclável a cada um destes municípios, que dará suporte ao trabalho de 580 agentes ambientais do projeto "Nossa Praia é Limpeza", desenvolvido pelo IAP para estimular o reaproveitamento de resíduos.
Para estimular a limpeza das praias, serão instaladas 150 lixeiras de concreto nos balneários e a distribuição de sacolas biodegradáveis para que os veranistas possam depositar o lixo gerado em um dia de praia. As sacolas se decompõem em 18 meses, sem causar danos ao meio ambiente.