Uma mulher italiana está sendo acusada de dar um golpe de 235 mil euros (cerca de R$ 530 mil) no sistema de pensões por ter se passado por cega.
Ela recebe uma pensão por invalidez desde 2004, quando foi declarada cega. No entanto, a Guarda de Finanças (uma polícia especial da Itália ligada ao ministério da Economia) flagrou em vídeo a italiana fazendo compras e levando uma vida normal, sem nenhum problema de visão.
O vídeo foi colocado no YouTube. O caso aconteceu na cidade de Pinerolo, na província de Torino.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Em um dos vídeos, ela aparece atravessando a rua e olhando para os dois lados, sem ajuda de ninguém. Em outro, a senhora passa alguns minutos olhando vários produtos em uma vitrine de uma loja. À paisana, os agentes da Guarda de Finanças conseguiram fazer com que ela assinasse um recibo, sem sequer precisar de óculos.
Segundo o jornal italiano Corriere della Sera, a senhora de 66 anos, identificada apenas como A.M. pelas autoridades, está sendo denunciada por fraudar o sistema de pensões do país.
Na Itália, 2,74 milhões de pessoas recebem pensões do Estado por invalidez, mas o governo suspeita que há muitos casos de fraude.