Golpistas estão utilizando o incêndio que ocorreu no prédio da Previdência Social em Brasília, no dia 27 de dezembro, para se aproveitar de aposentados e pensionistas, convocados ao censo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com o jornal Diário de S.Paulo, eles alegam que a Previdência mudou a forma de fazer o recadastramento e pedem aos segurados informações e documentos.
O fogo destruiu sete dos dez andares do edifício-sede do INSS no que foi considerado o maior incêndio do Distrito Federal nos últimos 17 anos. As chamas consumiram processos abertos contra empresas e entidades filantrópicas em dívida com a Previdência e investiga-se a possibilidade de o fogo ter tido origem criminosa, e não acidental.
O Banco do Brasil vai receber até o fim de fevereiro a atualização de dados dos aposentados e pensionistas do INSS. O prazo para regularizar a situação tinha sido fixado anteriormente para o final de 2005. Quem for convocado e não fizer o recadastramento até fevereiro deverá comparecer a uma agência do INSS para continuar recebendo o benefício.