Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rachas internos

Incra quer conter divisões em assentamentos

Redação - Folha de Londrina
25 jul 2003 às 21:44

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) quer conter as divisões internas entre trabalhadores rurais em alguns assentamentos espalhados pelo país. Essas divisões são marcadas na forma de associações independentes, legalmente formadas, com ata e registro, e que, segundo o presidente do órgão, Marcelo Resende, eram estimuladas pelo governo anterior.

Essas divisões ocorrem independentemente do movimento aos quais os sem-terra estão ligados. Por exemplo: em um acampamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) pode haver um racha entre os assentados. Os descontentes, então, criam uma associação, se mantêm na área e negociam diretamente com os órgãos do governo federal os assuntos do interesse de um grupo específico.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Tem dentro dos assentamentos algumas associações individuais, pontuais. Nós, inclusive, queremos frear essa política. Houve uma indução do governo anterior a criar associações", disse Resende, acrescentando: "Isso é inconcebível".

Leia mais:

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025


Tais divisões internas, segundo Resende, fazem com o que o Incra tenha que, por exemplo, negociar a liberação de créditos de forma separada com os vários grupos de um mesmo acampamento, burocratizando ainda mais o trabalho.


"Com esse tipo de política nós não vamos conviver. Obviamente, nós respeitamos, porque ninguém tem mais divisão do que o PT. Nós também somos grupos que dividimos. Mas não dá para o governo ficar fomentando a fragmentação, isso nós não vamos fazer", afirmou.

Os motivos que levam os trabalhadores rurais assentados a se dividirem são diversos. De acordo com Resende, cabe aos próprios movimentos resolverem suas questões internas, mas evitando as divisões em associações.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo