Curitiba - Quase 40 mil empregos foram criados na indústria da transformação do Paraná durante o primeiro semestre deste ano. O resultado representa um crescimento de 5,99% no nível de emprego em relação ao mesmo período do ano passado. Levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) mostra que o crescimento do emprego é reflexo do bom desempenho da produção industrial no Estado que cresceu 5,59% no primeiro semestre, embora tenha apresentado uma queda de 3,43% no mês de junho.
A queda na produção industrial de junho foi decorrente da parada técnica da refinaria Getúlio Vargas, em Araucária, que durou três meses. Antes disso, porém, o Dieese detectou que o crescimento da indústria no Paraná vem ocorrendo desde dezembro de 2002, sustentado pelo dinamismo do agronegócio e das exportações. No Brasil, o crescimento da indústria vem ocorrendo desde setembro de 2003, com as primeiras reações de aquecimento do mercado interno.
De acordo com o economista do Dieese, Cid Cordeiro, o crescimento industrial do Paraná no primeiro semestre deste ano foi o segundo melhor desempenho industrial dos últimos cinco anos, perdendo apenas para o primeiro semestre de 2001, quando a produção industrial paranaense cresceu 6,36%, sustentada pelo crescimento da indústria de material de transportes (automotivo) e da indústria de madeira.
Leia a matéria completa na edição desta terça da
Folha de Londrina