O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) colocou à disposição dos gestores das redes estaduais e municipais de ensino os guias para a elaboração de questões de Matemática e Língua Portuguesa.
As publicações, que podem ser acessadas pela Internet (www.inep.gov.br), deverão servir de apoio a municípios e Estados na formulação de avaliações dos seus sistemas de educação.
O trabalho também está sendo utilizado na capacitação de professores, em vários Estados do País, visando criar grupos de elaboradores de itens de testes para a avaliação de competências e habilidades nas duas disciplinas. Nesta semana, 130 professores do Maranhão participam do programa.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Com o resultado da capacitação, serão selecionadas questões de prova que, depois de revisadas, poderão ser aplicadas nas futuras edições do Saeb. Com essa atividade, o Inep estima reduzir em 20% o custo de produção de itens, que, da sua elaboração à pré-testagem, pode chegar a R$ 500 cada.
Em dezembro, a capacitação acontece no Espírito Santo e, no mês seguinte, em Goiás e no Ceará. Em fevereiro, o programa chega ao município de Campo Grande (MS). Está em fase de negociação a realização desse trabalho no Paraná, em Alagoas, no Amazonas, e em São Paulo. Para participar, o professor deve estar em exercício e ser formando nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.