O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga as regras para a aplicação do Exame Nacional de Certificação de Competências para o Ensino de Jovens e Adultos (Encceja) em 2006. A adesão é voluntária e o interesse deve ser manifestado em correspondência oficial, encaminhada pelas secretarias de Educação (estaduais, municipais e do Distrito Federal) ao Inep até o dia 28 de julho. A aplicação do Encceja 2006 será nos dias 11 e 12 de novembro.
O Encceja pretende oferecer a certificação escolar para o ensino fundamental e médio a jovens e adultos, estruturado em quatro provas para cada nível de ensino.
As provas são elaboradas com base numa Matriz de Competências e Habilidades própria para o Encceja, que utiliza as cinco competências usadas também na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), contemplando não só os conhecimentos adquiridos em sala de aula, como também as experiências cognitivas que possibilitem a compreensão e realização de tarefas relacionadas às áreas avaliadas.
Leia mais:
Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
Itália debate mudanças na lei e prevê mais taxa após aumento de cidadanias
O que 'Ainda Estou Aqui' e Fernanda Torres precisam fazer para concorrer ao Oscar
Sem acordo, tratado global contra a poluição plástica é adiado para 2025
O exame também será aplicado em brasileiros residentes no Japão e na Europa. Nesta modalidade, o Inep trabalha em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná, que recebeu inscrições até o dia 26 deste mês, em seu site oficial.
As provas serão aplicadas em datas distintas: 23/9, prova para o ensino fundamental; e 24/9, para o ensino médio. Os brasileiros residentes na Europa farão a prova na Suíça. Na página eletrônica do Inep, os candidatos têm acesso aos livros de estudo, separados em disciplinas, que auxiliam na preparação para a prova. (AE)