Gastrite significa inflamação do estômago. Isto traduz a presença de glóbulos brancos (células de defesa do organismo) no revestimento interno do estômago. A gastrite não significa que há úlcera ou câncer. A presença da inflamação é uma resposta do organismo à uma agressão crônica ou aguda. Saiba quais são as principais causas da gastrite.
Helicobacter pylori - Este é o nome da bactéria que aprendeu viver na fina camada de muco do estômago. Na verdade não há infecção propriamente pela agressão direta da bactéria mas sim as substâncias por elas produzidas que provocam a inflamação aguda e crônica. É provavelmente adquirida na infância e permanece por toda a vida a menos que haja cura pelo tratamento com antibióticos. A infecção pode levar para gastrite, úlcera e mesmo câncer de estômago em algumas pessoas. Felizmente agora há maneiras de se fazer o diagnóstico e tratamentos adequados para eliminar a bactéria.
Gastrite auto imune - O sistema imune produz anticorpos para lutar contra infecção e manter o corpo saudável. Em algumas situações o organismo enganosamente produz anticorpos cujo alvo são seus próprios órgãos. Esses anticorpos podem causar danos severos ou mesmo destruir o órgão. Doenças como: lupus, hipotiroidismo, artrite reumatóide e diabetes que requerem insulina, são exemplos. As células do revestimento do estômago também podem ser atacadas pelo sistema imune, levando a perda de células gástricas. Isto causa inflamação crônica podendo resultar em diminuição de absorção da vitamina B 12 devido a ausência do fator gástrico, destruído pela inflamação crônica. O câncer de estômago pode instalar-se tardiamente.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Gastrite por aspirina e por antiinflamatórios - As drogas antiinflamatórias aqui consideradas são as não esteróides. Os antiinflamatórios para dores articulares e analgésicas incluem: voltarem, feldene, aspirina, eles reduzem a substância protetora do estômago chamada prostaglandina. Estes medicamentos quando utilizados por pouco tempo não causam problemas. Ao contrário o seu uso regular pode levar para uma gastrite ou uma situação mais séria como a úlcera.
Álcool - Álcool e certas substâncias químicas podem causar inflamação e dano ao estômago. O uso social ou ocasional do álcool não agride o estômago, embora estimule a produção de mais ácido.
Principais sintomas da gastrite
Os principais sintomas da gastrite dependem se é aguda ou crônica. Na fase aguda pode ocorrer dor na parte superior do abdômen, náusea e vômito. Na fase crônica a dor pode ser contínua, ocorrendo eventualmente perda de apetite provocado pela sensação de saciedade precoce após pequena quantidade de alimento ingerido. Muito freqüentemente, não há sintomas mesmo com gastrite. Se a dor é severa pode ser por uma úlcera bem como pela gastrite.
Diagnóstico
O médico poderá suspeitar de gastrite ouvindo a história médica. Entretanto o exame definitivo é pela endoscopia e biópsia do estômago. Lembre-se que a biópsia nem sempre é feita para pesquisar lesão tumoral. As causas da gastrite são variadas. Os sintomas podem ser recentes ou de longa data, de intensidade variável. O diagnóstico é usualmente fácil, e na maioria dos casos o tratamento é efetivo e as complicações são raras.
Tratamento
O tratamento da gastrite dependerá da sua causa. Para aliviar os sintomas a redução da acidez gástrica pela medicação é muito útil. Além do que, o diagnóstico específico é necessário. Eliminação da aspirina, antiinflamatórios ou álcool quando são a causa da gastrite.
Dica de alimentação
* Esqueça dos salgadinhos e da bolacha recheada
* Comece as refeições com um prato de saladas
* Use azeite no lugar de óleo
* Macarrão é permitido, mas cuidado com o molho
* Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet
* Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia
* Ingira bastante água durante o dia
* Ingira todos os dias legumes
* Coma diariamente 2 frutas
* Consuma carnes menos calóricas
* Evite alimentos fritos
* Evite queijos amarelos
* Evite chocolates
* Consuma maçã, pêra e uva com a casca.
Consulte um médico regularmente.