Informações de todas as 180 mil escolas públicas da educação básica do Brasil podem ser acessadas pela internet, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
O novo sistema, batizado de Dataescolabrasil, está disponível nos endereços www.dataescolabrasil.inep.gov.br ou www.inep.gov.br e permite a obtenção de dados por unidade escolar.
O sistema foi lançado pelo Ministro da Educação, Cristovam Buarque, e pelo presidente do Inep, Luiz Araújo. Para o ministro, a tarefa do Ministério é mobilizar as famílias, oferecendo as informações para que qualquer pessoa possa fiscalizar a escola. "Precisamos ser cobrados para que possamos fazer as correções necessárias".
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
No Dataescolabrasil, o interessado vai encontrar informações sobre o número de alunos matriculados, de turmas e de funções docentes para cada nível de ensino existente na escola. Também estão disponíveis dados sobre instalações, incluindo salas de aula, bibliotecas, laboratórios, e que informam se o estabelecimento conta com energia elétrica, esgoto, coleta de lixo e água.
Poderão, ainda, ser conhecidos os equipamentos de suporte pedagógico disponíveis, como microcomputador, televisão e acesso à Internet. Do mesmo modo, está informada a participação da escola nos programas do Livro Didático, Merenda, Transporte Escolar, TV Escola, Dinheiro Direto na Escola e Proinfo.
O sistema permite que qualquer pessoa conheça alguns dos principais indicadores educacionais da escola e possa acompanhar o rendimento dos alunos. Foram disponibilizados no site, para este fim, as taxas de aprovação, reprovação e abandono, além do atraso escolar, número de alunos por turma e horas de aula por dia.
O presidente do Inep disse que "o objetivo é enriquecer o instrumento de pesquisa. Há um projeto para que sejam incluídos no Dataescolabrasil os dados referentes aos recursos que são repassados aos estabelecimentos de ensino por meio de programas como o Dinheiro Direto na Escola, do governo federal".
A partir de agora, o Inep dispõe de duas ferramentas de pesquisa que oferecem um quadro bastante abrangente da educação no Brasil. Em maio, foi lançado o Edudatabrasil (www.edudatabrasil.inep.gov.br) que fornece diversas dados até o nível de município. Com o Dataescolabrasil, a pesquisa poderá ser feita até o de estabelecimento de ensino.