Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Novo portal

Inpa reúne informações científicas sobre a Amazônia

Agência Brasil
22 jun 2007 às 19:29

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o Museu Paraense Emílio Goeldi lançaram um portal colaborativo na internet para facilitar o acesso de institutos de pesquisa a informações e dados científicos sobre a Amazônia. O objetivo é compartilhar informações sobre projetos científicos em desenvolvimento na região.

Chamado de Mo Porã, que significa "guardar em local seguro", na língua Guarani, o site é compartilhado por 300 cientistas, divididos em 30 grupos, que utilizam a página para acessar os dados colhidos em pesquisas e trocar informações sobre animais, vegetais e fenômenos amazônicos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre eles, há pesquisadores do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA)do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e do projeto Tecnologias para recuperação de ecossistemas e conservação da biodiversidade da Amazônia brasileira e da Rede CT Petro Amazônia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


De acordo com o coordenador técnico do site, José Laurindo, chefe do Núcleo de Biogeoinformática do PPBio, o portal é importante porque compartilha informações, que antes estavam espalhadas e ofereciam certa dificuldade de acesso, para o conhecimento e o benefício de toda a sociedade.

Publicidade


Ele ressaltou que, com o portal, poderá ser divulgado um grande número de informações científicas a que antes ninguém tinha acesso. Será possível também disseminar, no próprio site, um projeto que ainda está em desenvolvimento. "O objetivo é tornar essa ferramenta [site] versátil o suficiente para interagir com esses ambientes complexos, e a coleta desses dados poder, não só ser gerenciada, mas também servir para a visualização e disseminação de informações originadas deles em tempo real pela internet", acrescentou José Laurindo.


O sistema foi elaborado para atender a necessidade de projetos que estão em desenvolvimento na Amazônia. A primeira etapa das pesquisas é confidencial e fica em áreas restritas do site.

Na segunda parte, a informação é tornada pública, e o projeto pode ser acessado por qualquer pessoa. No portal também são divulgados dados de metorologia em tempo real e de monitoramento de biodiversidade em toda a região amazônica. Segundo o site da Rede CTPetro da Amazônia na internet, o Mo Porã é um sistema gerenciador de dados oriundos de projetos científicos em desenvolvimento na maior floresta tropical do mundo. Na elaboração do sistema, foram usados recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo