Começa nesta segunda-feira a primeira etapa das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2004. Até o dia 19 de maio, os estudantes que estão concluindo a 3ª série poderão se inscrever nas 22 mil escolas do país.
A segunda etapa, de 24 a 29 de maio, é destinada aos alunos que já concluíram o ensino médio e as inscrições serão feitas nas agências dos correios. A sétima edição do Enem será realizada no dia 29 de agosto em 608 municípios brasileiros..
O Enem também é utilizado como modalidade alternativa ou complementar aos processos seletivos para ingresso na universidade. Atualmente, mais de 430 instituições públicas e privadas de ensino superior aceitam o resultado do Enem em seus vestibulares.
Leia mais:
Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição
Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis
Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil
Trump coroa Elon Musk com cargo em 'comissão de eficiência' de seu governo
Os alunos que estão cursando a 3ª série do ensino médio em escolas públicas terão isenção da taxa de inscrição, no valor de RS 35,00. A gratuidade também vale para os concluintes da Educação de Jovens e Adultos (AJA) e para estudantes carentes da rede privada de ensino, desde que a direção da escola forneça a declaração de carência. Os demais alunos de escolas privadas precisam efetuar o pagamento da taxa em qualquer agência dos Correios para efetivas suas inscrições.
Também serão aceitas inscrições pela Internet das 9h do dia 24 até as 21h do dia 27 de maio. Os interessados deverão acessar o endereço www.enem.inep.gov.br/inscricao, preencher a ficha, enviar os dados e verificar se a transferência foi efetuada por meio da mensagem de retorno.
Em seguida, é necessário imprimir o boleto bancário, cujo pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária integrada ao Sistema Nacional de Compensação. Não haverá isenção de taxa nas inscrições feitas pela Internet.
ABr