Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
OMS

Insônia afeta 40% dos brasileiros

Redação - Bonde
14 dez 2003 às 19:03

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A insônia é um problema que afeta 40% dos brasileiros, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Um dos distúrbios mais comuns do sono, a insônia pode ser caracterizada tanto pela dificuldade de iniciar o sono como de mantê-lo ou mesmo a percepção de que o sono não foi reparador.

A maioria dos insones sente fadiga, cansa facilmente, tem ardência nos olhos, irritabilidade, ansiedade, fobias, incapacidade de concentrar-se, dificuldades de atenção e memória, mal-estar e sonolência. Muitos, entretanto, demoram a atribuir o mal-estar à falta de sono.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Pesquisa publicada em 1994 (Stoller) revela que o impacto econômico da insônia é de US$ 100 bilhões por ano, principalmente por causa de acidentes e perda de produtividade. Outra pesquisa, de 1995 (Kupperman), revela que o índice de faltas ao trabalho das pessoas que sofrem de insônia é maior, 41,4% contra 29% em comparação aos não insones.

Leia mais:

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens

Imagem de destaque
Reverência para a brasileira

Marta vence primeiro título nos Estados Unidos com Orlando e estadunidenses se rendem à 'rainha'

O primeiro tratamento indicado para quem sofre de insônia é a chamada "higiene do sono": parar de fumar, de beber em excesso e de fazer exercícios em horas inadequadas, como antes de deitar. O médico Carlos Viegas, do Laboratório do Sono da Universidade de Brasília (UnB), orienta que seus pacientes deitem apenas quando sentirem sono e que retirem do quarto o excesso de estímulos visuais, principalmente a televisão. "O ideal seria que o quarto tivesse somente a cama", afirma.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo