Cerca de 22.800 aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tiveram o benefício cancelado porque não participaram do censo da Previdência Social no ano passado.
Segundo a Previdência, os segurados, que foram convocados na primeira etapa do censo, tiveram oito meses para regularizar a situação e, nesse período, foram avisados de diversas formas, inclusive por carta e edital. O recadastramento busca atualizar dados do cadastro do INSS e, assim, evitar pagamentos indevidos.
A coordenadora geral de Benefícios do INSS, Ana Adail, disse que para regularizar a situação, o segurado deve comparecer agência da Previdência Social que costuma freqüentar levando algum documento de identificação, como RG, passaporte ou carteira de motorista, por exemplo, além do CPF próprio e de comprovante de residência para fazer o recadastramento.
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"Assim que o segurado compareça agência da Previdência, apresente a documentação e faça o recadastramento, o INSS restabelecerá o benefício e fará a geração de crédito em 72 horas", informou a coordenadora.
Ana Adail explicou que aqueles que não puderem comparecer ao posto da Previdência poderão enviar um procurador para prestar todas as informações. Nesse caso, posteriormente o INSS fará uma visita na residência do segurado para confirmar as informações apresentadas.
De acordo com Ana Adail, amanhã (16), o INSS pretende publicar mais um edital convocando cerca de 148 mil aposentados e pensionistas que foram chamados para a segunda etapa do recadastramento e não compareceram. Ela disse que essas pessoas já estão com o benefício suspenso e terão prazo de até 60 dias, a partir da publicação do edital, para regularizar a situação. Nesse caso, basta que o segurado compareça ao banco onde costuma sacar o benefício portando a documentação exigida. (ABr)