Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Aposentados

INSS divulga juros cobrados em empréstimos

Redação - Folha News
27 abr 2005 às 11:14
Continua depois da publicidade

A direção do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitou aos bancos conveniados as taxas de juros que estão sendo cobradas dos aposentados e pensionistas nos empréstimos descontados dos benefícios. As taxas estarão disponíveis na página eletrônica do Ministério da Previdência Social a partir desta quinta-feira (28).

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A medida visa oferecer ao beneficiário melhores condições de escolha antes de solicitar o empréstimo, cujas taxas de juros variam de 1,5% a 4% ao mês, dependendo do prazo e da instituição conveniada. O INSS esclarece que o aposentado não precisa solicitar o empréstimo no mesmo banco onde recebe o benefício, podendo optar por outros que cobram taxas menores.

Continua depois da publicidade


Alerta também para denúncias de golpes contra os aposentados, esclarecendo que é de responsabilidade da instituição financeira a restituição de parcelas descontadas do benefício sem a autorização do aposentado. Qualquer irregularidade deve ser denunciada ao banco e ao INSS, que cancela o desconto tão logo a fraude fique caracterizada.


No novo golpe registrado pelo Ministério da Previdência os golpistas ligam para a casa do segurado e solicitam seus dados pessoais, para a concessão do suposto empréstimo. O aposentado não recebe o dinheiro, mas a prestação passa a ser descontada de seu benefício.


Para evitar fraudes, o aposentado deve solicitar pessoalmente ao banco o empréstimo e assinar a autorização para desconto no pagamento do benefício. Em nenhuma hipótese deve fornecer informações por telefone ou deixar cópias de documentos com desconhecidos.

Continua depois da publicidade


Informações e esclarecimentos sobre os empréstimos consignados podem ser obtidos na página do Ministério da Previdência (www.previdencia.gov.br) ou na Ouvidoria da Previdência, pelo telefone 0800 78 01 91.

Informações da ABR


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade