Mundo

Instituições têm até dia 18 para confirmar matrículas

31 dez 1969 às 21:33

As instituições de ensino superior que oferecem bolsas do ProUni (Programa Universidade Para Todos), válidas para este primeiro semestre de 2008, têm até terça-feira (18) para comunicar ao MEC o nome dos alunos que confirmaram a vaga. Um balanço com o número de estudantes confirmados será divulgado em seguida.

O processo seletivo do ProUni registrou 855.734 inscrições para o primeiro semestre de 2008. Com 2.689 bolsas a menos nesta edição -- são 106.134 no total --, o programa conta com a adesão de 1.416 instituições de ensino superior brasileiras.


Em comparação com o primeiro processo seletivo de 2007 - que recebeu 483.266 inscrições -, a procura pelas bolsas do ProUni aumentou em 60%.


Programa


O ProUni concede bolsas integrais e parciais (50% do valor da mensalidade), em instituições particulares e filantrópicas de ensino superior em todo o país. Para concorrer às bolsas, os candidatos têm que atender a uma série de exigências. Entre elas, ter feito o Enem em 2007 e obtido nota mínima de 45 pontos.


O estudante também precisa comprovar que cursou todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral; e que tem renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 570), caso concorra à bolsa integral. No caso da parcial, é preciso que o aluno comprove renda familiar por pessoa de até três salários mínimos (R$ 1.140).

O candidato à bolsa do ProUni não precisa prestar o vestibular nem estar matriculado na instituição em que pretende se inscrever. Entretanto, é facultado às instituições submeterem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo específico e isento de cobrança de taxa.


Continue lendo