Enchentes súbitas em dois rios no Estado do Arkansas, no sudeste dos EUA, varreram ontem um camping, deixando pelo menos 16 mortos - inicialmente, as autoridades confirmaram 20 mortes - e cerca de 40 desaparecidos. Equipes de resgate, com auxílio de moradores, iniciaram um intenso trabalho para tentar socorrer as vítimas.
O nível dos Rios Caddo e Little Arkansas subiu rapidamente durante a noite e pegou de surpresa os turistas que acampavam. Acredita-se que a maioria só se deu conta da situação quando as barracas já tinham sido invadidas pela água. Segundo Gary Fox, socorrista local que coordena as buscas, os dois rios podem chegar a se elevar 2,4 metros por hora na temporada de chuvas. A Cruz Vermelha norte-americana estima que 300 pessoas estavam no Parque Albert Pike, situado dentro da reserva natural de Ouachita, no momento em que as águas subiram.
Cerca de 20 pessoas foram hospitalizadas e 60 acabaram resgatadas pelas equipes de emergência. O camping atingido estava repleto de famílias da Louisiana e do Texas, afirmou Fox. Praticamente todos os automóveis estacionados no local, incluindo picapes, utilitários e trailers, foram levados pelas águas, que danificaram também áreas asfaltadas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.