Cerca de 40 capivaras, adultos e filhotes, estão assustando os moradores do Residencial Lago da Boa Vista, condomínio de alto padrão na zona leste de Sorocaba. O grupo de roedores vive em um lago natural que dá nome ao condomínio e vem se multiplicando. O loteamento, construído há dois anos, tem 435 lotes e mais da metade já contam com residências.
Os moradores alegam que os animais invadem jardins e quintais, destróem as plantas e assustam as crianças. Uma moradora contou que seu cão foi atacado por uma capivara fêmea, com filhotes. O cachorro foi bastante ferido.
Mas a preocupação maior é com o risco da transmissão da febre maculosa, transmitida por um carrapato hospedeiro das capivaras. Alguns moradores encontraram vários carrapatos em suas casas e os recolheram para exames, constatando tratar-se do estrela, transmissor da doença.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Alguns espécimes são procedentes da lagoa do Parque Natural Chico Mendes, que fica próximo. As capivaras transitavam entre as duas áreas, mas, com a construção do muro que cerca a área residencial, um grupo ficou ilhado e acabou se reproduzindo no interior do condomínio.
Informações da Agência Estado