Os empresários Niklas Zennstrom e Janus Friis, juntamente com a equipe de programadores que criou o programa de troca de arquivos Kazaa, lançaram um software que permite aos internautas conversarem pela web como se fosse um telefone, e de graça.
O Skype, como foi batizado o programa, foi lançado recentemente e um 1,4 milhão de pessoas já baixaram o arquivo, de acordo com o site da empresa. O programa oferece transmissão de voz para internautas que tenham o programa instalado, um par de fone de ouvidos e conexão banda larga.
A grande vantagem do Skype em relação a outros serviços de transmissão de voz existentes na internet, como o do Yahoo! e o da Microsoft, é que ele é grátis e baseado completamente na infra-estrutura do Kazaa. As ligações entre os internautas não passam por servidores centrais, são feitas diretamente de um computador para o outro e por isso não demandam muitos equipamentos.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Os sócios da Skype dizem que ainda não conseguiram receita com o programa, mas pretendem oferecer serviços diferenciados para poder cobrar, em breve. Para o ano que vem, a empresa prepara um recurso que permita aos internautas fazerem ligações do computador para um telefone comum, o que seria consideravelmente mais barato do que ligar de telefone para telefone através de uma operadora.