Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TENSÃO NO ORIENTE MÉDIO

Irã classifica como "declaração de guerra" bombardeiro feito por Israel

Folha Press
13 jun 2025 às 11:47

Compartilhar notícia

MEGHDAD MADADI / TASNIM NEWS / AFP
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

BRASÍLIA, DF - O Irã vê "uma declaração de guerra" no ataque lançado por Israel nesta sexta-feira (12), noite de quinta no horário de Brasília, após responder com quase cem drones a primeira etapa da ofensiva, que teve como alvo instalações e cientistas nucleares, além de comandantes militares.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Quem usou os termos foi o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abas Aragchi, que caracterizou o ataque israelense como uma "declaração de guerra" em uma mensagem às Nações Unidas na qual pede ao Conselho de Segurança que atue. O ministro, no entanto, não usou o termo como declaração do próprio país de que estava em guerra com Israel.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cidadã contra ditador

Desertora norte-coreana processará Kim Jong-un por tortura e abuso sexual

Imagem de destaque
Mundo

Trump impõe tarifa de 50% para o Brasil e cita Bolsonaro

Imagem de destaque
INTERNACIONAL

Cheias no Texas deixam mais de 90 mortos; acampamento confirma 27 vítimas

Imagem de destaque
Acidente na Indonésia

Família de Juliana Marins aciona Justiça Federal para que seja feita nova autópsia no Brasil


O Exército do Irã afirmou que "não terá limites" em sua resposta a Israel, e o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, disse que "o regime sionista impôs a si mesmo um destino amargo e doloroso".

Publicidade

Inimigos históricos

Tel Aviv atacou a infraestrutura nuclear do país persa e mirou seus altos comandantes militares no ataque —a televisão estatal iraniana informou que o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o general Mohammad Bagheri, morreu no ataque israelense. A emissora confirmou a morte do chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, Hossein Salami.


Israel já havia dito que não permitiria que o país persa, seu inimigo histórico, adquirisse uma bomba atômica, algo que o regime iraniano parece próximo de ser capaz de fazer. De acordo com os militares israelenses, dezenas de alvos foram atacados no Irã, e a operação poderia durar muito tempo. A mídia iraniana relatou que pelo menos seis importantes cientistas nucleares foram mortos: Abdolhamid Minouchehr, Ahmadreza Zolfaghari, Amirhossein Feqhi, Motalleblizadeh, Mohammad Mehdi Tehranchi e Fereydoun Abbasi. 

Publicidade


Mais explosões

Publicidade


Khamenei nomeou Habibollah Sayyarie como novo chefe interino do Estado-Maior, e Ahmad Vahidi, que foi ministro do Interior até 2024, como responsável pela Guarda Revolucionária.

Explosões foram ouvidas em Teerã na madrugada de sexta (13) no Oriente Médio, de acordo com a agência de notícias estatal iraniana Nour. A televisão estatal do país disse que as defesas aéreas do Irã estavam em alerta máximo, e que áreas residenciais foram atingidas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas