Jamal Dati, irmão da ministra francesa da Justiça, Rachida Dati, foi condenado nesta terça-feira (21) a um ano de prisão em regime fechado por tráfico de drogas. A decisão foi anunciada pelo Tribunal de Nancy, no leste da França, que julgou um recurso do Ministério Público francês.
Em fevereiro passado, Jamal Dati havia sido condenado em primeira instância a somente seis meses de prisão com sursis (ou seja, ele poderia cumprir a sentença em liberdade), mas o Ministério Público achou a pena insuficiente e recorreu da decisão.
Jamal Dati, 34 anos, é um dos onze irmãos da ministra da Justiça, imigrante de origem marroquina. Rachida Dati, que foi porta-voz da campanha presidencial de Nicolas Sarkozy, assumiu a pasta da Justiça em maio passado.
Leia mais:
Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
Itália debate mudanças na lei e prevê mais taxa após aumento de cidadanias
O que 'Ainda Estou Aqui' e Fernanda Torres precisam fazer para concorrer ao Oscar
Sem acordo, tratado global contra a poluição plástica é adiado para 2025
'Toxicômano' - O irmão da ministra já havia sido condenado em 2001, em outro processo, a três anos de prisão, sendo 18 meses em regime fechado, por tráfico de heroína.
A nova condenação de Jamal Dati ocorre menos de um mês após o Parlamento francês ter adotado, por iniciativa da ministra da Justiça, uma nova lei para punir mais severamente os criminosos reincidentes, uma das promessas de Sarkozy durante sua campanha.
O advogado do irmão da ministra afirma que Jamal Dati é um "toxicômano que teve problemas durante a adolescência e que sofreu muito com a morte de sua mãe".
"Não consigo entender a desproporcionalidade flagrante entre a decisão concedida em primeira instância, na época em que Jamil Dati não era o irmão de alguém conhecido, e a sentença promulgada hoje", declarou o advogado, Frédéric Berna.
Jamal Dati declarou à imprensa francesa que era apenas viciado em drogas e não um traficante e afirma não ter enriquecido vendendo entorpecentes.
A ministra da Justiça poderá ter ainda um outro irmão condenado. Omar Dati, de 35 anos, também enfrenta atualmente problemas com a Justiça pelo mesmo motivo: tráfico de drogas.
A data do julgamento de Omar Dati, pelo Tribunal de Chalon-sur-Saône, na Borgonha, ainda não foi fixada.