Dois irmãos mineradores que conseguiram escavar uma saída para a superfície depois de passar cinco dias presos no interior de um mina que desabou, admitiram que comeram carvão e beberam urina para driblar a morte.
Para escapar da mina soterrada, eles cavaram um túnel com as próprias mãos.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (29) pela BBC Brasil.
Os irmãos Meng Xianchen e Meng Xianyou, originais da Mongólia Interior, conseguiram escapar da mina na sexta-feira (24), cinco dias depois que ela desabou. O acidente aconteceu no distrito de Fangshan, nos arredores de Pequim.
"Tínhamos vontade de chorar depois de beber (a urina)", disse um dos irmãos ao jornal local Beijing News.
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
"Você só consegue beber um pouco de cada vez. No princípio não tínhamos fome, mas depois ficamos tão famintos que comemos carvão e achamos uma delícia", contou Xianchen.
As equipes de resgate tinham dado as buscas por encerradas dois dias depois do acidente, pois não tinham mais esperanças de encontrá-los vivos e havia risco de deslizamento.
De acordo com o jornal China Daily, depois do escape miraculoso dos mineradores - quatro dias depois de encerrada a busca - o chefe da equipe de resgate admitiu que não havia utilizado equipamentos que detectam se há presença de vida em baixo da terra antes de suspender a operação.
Xianchen e Xianyou relataram que conseguiram abrir caminho entre os escombros do túnel, pois por sorte havia espaço suficiente e entrada de ar .
Para escapar, eles venceram mais de 20 metros de carvão e pedras até alcançar a superfície. Eles contaram com a luz de um celular nos dois primeiros dias, mas depois a bateria acabou e eles continuaram o trabalho no escuro.
Ambos são mineradores experientes, com mais de 20 anos de profissão. Para conseguir a façanha, ele se revezaram em turnos e avançaram uma média de meio metro a cada três horas, noticiou a BBC.
Avaliados por médicos após deixarem a mina, os mineradores apresentaram apenas uma complicação nos rins causada pela prolongada falta de água.
Segundo a BBC Brasil, a mina era administrada de maneira ilegal por um morador da região, que supostamente fugiu após o acidente.