O Ministério das Relações Exteriores informou nesta quinta-feira, 17, por meio da sua assessoria de imprensa que enviará mais dois ônibus para retirar brasileiros que se encontram na região de Sendai, uma das regiões mais afetadas no Japão pelo terremoto de 9,0 e o consequente tsunami.
Segundo a assessoria, os dois ônibus que sairão de Tóquio devem retirar os brasileiros nesta sexta-feira, e levá-los até a cidade de Kamisato, na província de Saitama, parte central do Japão, com chegada prevista para a manhã de sábado.
A operação, que conta também com um caminhão para o transporte da bagagem e mantimentos, além e uma van de apoio, será comandada novamente pelo empresário brasileiro Walter Saito. Uma diplomata da Embaixada do Brasil no Japão e um funcionário do Consulado em Tóquio também participaram do resgate.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Ainda não se sabe o número de brasileiros que serão resgatados. De acordo com o Itamaraty, o total de pessoas transportadas só será conhecido quando os ônibus chegarem na região afetada. Também pode ocorrer o transporte de estrangeiros, como aconteceu na quarta-feira, quando 26 brasileiros, junto com outros 11 cidadãos de outros países foram retirados das províncias de Fukushima e Miyagi.
Não foi descartada a possibilidade do envio de mais um ônibus para Fukushima, segundo o Itamaraty. Os brasileiros que procuram familiares ou desejam obter mais informações podem contactar o Consulado do Brasil em Tóquio pelos telefones 00-XX-813-5488-5665 e 00-XX-81-50-6860-6242, ou pelo e-mail [email protected].