O juiz federal Nicolau dos Santos Neto, conhecido como Lalau, deixou na tarde desta sexta-feira (03) a Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, onde estava detido desde a semana passada aguardando a transferência para uma cela especial no sistema penitenciário paulista, segundo informação da assessoria de imprensa.
A solicitação para que o juiz cumprisse pena em penitenciária fora feita pelo Ministério Público Federal em maio e acolhida na semana passada. Nicolau dos Santos Neto, de 79 anos, obteve habeas corpus em caráter liminar concedido na noite de ontem (2) pelo desembargador federal Paulo Otávio Baptista Ferreira, do Tribunal Regional Federal da 3a Região, para cumprir sentença em prisão domiciliar.
Em seu despacho, o desembargador amparou-se no artigo 117 da lei 7.210/84, que admite o recolhimento a prisão domiciliar de condenados com mais de 70 anos.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Nicolau dos Santos Neto teve seu julgamento concluído no ano passado e foi condenado a 26 anos de prisão por desvio de R$ 170 milhões da obra de construção do novo Fórum Trabalhista de São Paulo.
O juiz cumpria pena em casa desde 2003 até voltar a ser preso em regime fechado a pedido do Ministério Público Federal, depois de um laudo atestar que Lalau não sofria de depressão profunda, como argumentava a defesa do magistrado.