Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, realizada entre brasileiros, argentinos, chilenos, mexicanos, venezuelanos e colombianos, apontou que os esforços do presidente Luiz Inácio Lula da Silva são bem vistos pelos latinos.
Em contrapartida, a maior parte da elite da América Latina desaprova o trabalho do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em favor da região.
Cerca de 87% dos entrevistados afirmaram que o dirigente norte-americano havia tido um desempenho medíocre ou fraco, contra 12% que o consideraram bom ou excelente.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
A desaprovação a Bush contrasta com os 69% que disseram aprovar o governo Lula, o dirigente com a melhor avaliação entre os líderes da América Latina incluídos na pesquisa.
Entre os latino-americanos, Bush teve uma avaliação pior do que a de Hugo Chávez, presidente da Venezuela, com 75 por cento de opiniões negativas, e de Fidel Castro, presidente de Cuba (68 por cento).
A Escola de Negócios da Universidade de Miami (EUA) e a empresa de pesquisas Zogby International realizaram entrevistas com 537 membros da elite latina entre os dias 20 de agosto e 2 de outubro.
Bonde, com informações do UOL Notícias