O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, está mandando nesta quarta-feira um enviado para a Venezuela. Marco Aurélio Garcia, especialista em assuntos internacionais e atual secretário da Cultura do Estado de São Paulo, irá se encontrar com o presidente Hugo Chávez e com autoridades do país, em uma ação que pode resultar em uma mediação brasileira na crise política de seu vizinho.
O governo da Venezuela, imerso em uma grave crise política, enfrenta pela terceira semana uma greve geral convocada pela oposição, que pede a renúncia de Chávez. O conflito político na Venezuela - quinto maior exportador de petróleo do mundo - tem preocupado Washington. O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou na segunda-feira uma resolução que recomenda uma solução eleitoral à crise.
De acordo com a Agência Reuters, o futuro ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, disse recentemente que o Brasil pode mediar a crise política da Venezuela, desde que esse ato não for visto como uma intromissão.