O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o desembargador Arnaldo Esteves Lima, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, para ocupar uma vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça. A nomeação foi publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União.
O magistrado, que irá ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Vicente Leal, teve sua nomeação assinada pelo presidente no dia de seu aniversário, 7 de julho. Esteves Lima completou 60 anos.
Na terça-feira passada, o desembargador teve seu nome aprovado pelo plenário do Senado, depois de passar pela sabatina da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, quando teve aprovação unânime.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
Arnaldo Esteves Lima nasceu na cidade de Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas em 1972 e advogou até ingressar na magistratura, em 1979.
O desembargador começou sua carreira como assistente jurídico concursado, em abril de 1973. Em junho de 1976, passou a integrar o Ministério Público do Distrito Federal, exercendo a função de defensor público e, depois, promotor substituto até 1979, ano em que ingressou na magistratura. Foi juiz federal na seção judiciária do Paraná e depois na de Minas Gerais.
Atualmente, exerce o cargo de desembargador federal do TRF da 2ª Região, para o qual foi nomeado em 1989. Tribunal que presidiu no biênio 2001/2003. A data da posse ainda não foi definida.
Informações da Revista Consultor Jurídico