Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saúde bucal

Má-escovação dentária pode causar várias doenças

Redação Bonde
11 mai 2007 às 16:20
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É sabido pela maioria das pessoas que é preciso escovar os dentes freqüentemente para que se obtenha boa saúde bucal. Além disso, o mau hálito pode ser evitado com uma boa escovação, principalmente aquela realizada na língua, e quase nunca o odor desagradável vêm do estômago, como as pessoas costumam pensar.

Porém, o que muitos não sabem é que uma escovação mal feita leva a doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite. "A gengivite é a inflamação da gengiva devido à higienização deficiente, quando o paciente não faz a escovação adequada ou não usa fio dental. Ela causa inchaço, vermelhidão e sangramento gengival. Somente em suas formas mais agudas, graves, causa dor. Já a Periodontite é um problema mais sério, que pode levar à perda dos dentes", explica Amanda Gonçalves Pinto, dentista da Odontoclinic.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A dentista alerta para o fato de que as doenças gengivais, na maioria das vezes, não causam dor, o que faz com que o cliente não procure o atendimento do dentista, agravando o quadro. "Por isso, é bom ficar atento aos sinais da instalação de doenças gengivais, como o sangramento ao escovar ou passar o fio dental ou a retração gengival, o inchaço da gengiva e, em casos isolados, até mesmo alguma dor", diz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Futebol americano

Causa da morte de O. J. Simpson é revelada em sua certidão de óbito

Imagem de destaque
Impasse

ByteDance diz que prefere fechar TikTok nos EUA do que vender aplicativo

Imagem de destaque
Ataques políticos

Fala sobre escravidão constrange presidente de Portugal em festa da Revolução dos Cravos

Imagem de destaque
Fase final do concurso

Jovem de Altônia é favorita no Miss Teen Universe 2024 em Punta Cana


Cáries, placa bacteriana e tártaro

Publicidade


Mais conhecidos, o tártaro, a placa bacteriana e as temidas cáries também são provocados pela má-escovação. "A escovação ineficiente permite o acúmulo e o aumento da placa bacteriana, que é um a massa de bactérias que causa cáries. Já o tártaro, ou cálculo dental, nada mais é do que a placa bacteriana que é calcificada pelos sais existentes na saliva. A placa bacteriana que não é removida devido à escovação incorreta ou insuficiente se transforma no tártaro, que então só pode ser removido pelo dentista através de raspagens".


Mau hálito: um problema que vem, em geral, da língua

Publicidade


A halitose é o odor desagradável emitido pela boca. Em 90% dos casos, esse mau cheiro é provocado pelo acúmulo de resíduos de alimentos na língua (saburra) que, se não forem removidos corretamente, fermentam, criam bactérias e liberam o enxofre (o causador do mau cheiro).


90% dos casos de halitose são causados pela boca. Além do acúmulo de saburra, dentes cariados, periodontite, gengivite e placa bacteriana podem causar o odor. Os outros 10% podem estar ligados a doenças como o diabetes e insuficiências renal e hepática.


Dicas de saúde bucal

- Não deixe de fazer visitas constantes ao dentista: ele saberá qual é o seu problema e como tratá-lo da melhor forma.
- Se você é portador de diabetes, insuficiência renal ou hepática, redobre os cuidados com sua saúde.
- A higiene é o melhor tratamento: escove os dentes ao menos três vezes por dia. Use sempre o fio dental e um raspador de língua. A escova de dentes não é suficiente para limpar a língua. Se você já tem halitose, use o raspador também três vezes ao dia.
- Balas, chicletes e anti-sépticos bucais somente disfarçam o problema. Não há nada mais eficiente que a higienização.
- As pessoas acordam com mau hálito porque à noite há menor produção de saliva e, portanto, maior fermentação e liberação de odores de enxofre.
- Beba bastante água e coma alimentos fibrosos: a água aumenta a produção de saliva e as fibras ajudam a limpar a língua.
- Quem sofre de halitose passa por isolamento social, perdendo chances de emprego e até de relacionar-se em sua vida pessoal. O problema é sério, mas simples de resolver. Procure sempre um dentista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade